SILVACI GONÇALVES SANTIANO RODRIGUES

AUTOR: SILVACI GONÇALVES SANTIANO RODRIGUES
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NA MICRORREGIÃO DE IPORÁ – GO
ORIENTADOR:   Prof.º Dr.º Evandro César Clemente
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Organização do espaço nos domínios do Cerrado brasileiro.
DATA DE APROVAÇÃO: 2014

Resumo:

A partir do final dos anos de 1950, o campo brasileiro passou por significativas transformações desencadeadas pela implementação do pacote tecnológico da Revolução Verde, no que ficou conhecido no Brasil como o processo de “modernização” da agricultura. Como resultado desse processo, as relações capitalistas de produção têm avançado e se fortalecido cada vez mais no campo brasileiro, intensificando a exploração capitalista sobre os trabalhadores e dificultando a permanência dos agricultores familiares no campo. Nesse contexto é possível notar que os pequenos agricultores familiares, nos últimos anos, vêm resistindo e se organizando em grupos, com o objetivo de lutar pelo direito a terra, ao trabalho e educação. Assim, a luta por uma educação no/do campo tem sua origem no processo de luta dos agricultores familiares e trabalhadores rurais visando garantirem sua permanência no campo, pois a busca pela melhoria das condições de vida exige, dentre outras medidas, a oferta de uma educação voltada para suprir e valorizar as exigências do trabalho e do modo de vida no campo. A partir destes argumentos, o principal objetivo da pesquisa consistiu-se em analisar e caracterizar as escolas do campo localizadas nos municípios da Microrregião Geográfica de Iporá – GO, a fim de conhecer a estrutura das mesmas. Realizou-se levantamento e pesquisa bibliográfica acerca do tema, no caso, material relacionado à educação no/do campo e também sobre o estado de Goiás. Consultas a documentos como a LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Buscou-se informações com os secretários, com professores e coordenadores das escolas pesquisadas sobre projetos políticopedagógicos e livros didáticos utilizados nas escolas e demais componentes do currículo escolar. Também foram efetuadas consultas às bases de dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e SIEG – Sistema Estadual de Estatística e Informações Geográficas de Goiás. Consultou-se também, documentos do MEC – Ministério da Educação e Cultura que abordam a Educação no/do Campo, para conhecer as políticas existentes. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se roteiros de entrevistas semiestruturadas. Percebeuse que a microrregião de Iporá é composta por pequenos e médios estabelecimentos rurais, porém mesmo sendo pequenas propriedades, sem influência direta do agronegócio, esta tem perdido população, pois grande parte dos pais dos alunos afirma que após seus filhos terminarem a primeira fase do ensino fundamental que é o nível ofertado nestas escolas, os pais vão para as cidades, para que seus filhos possam continuar estudando. Assim, acredita-se que estes alunos perdem parte de seus valores e cultura, ficando sem o desejo de voltar para o campo e contribuindo assim, para a diminuição da população do campo e consequentemente limitando o desenvolvimento rural. Para que esse quadro seja revertido, as escolas devem de fato seguir as bases legais em sua organização curricular, bem como ter boas estruturas físicas dos prédios, boas condições de trabalho para professores, como por exemplo, formação continuada para o trabalho com as classes multisseriadas.