Singa_2017

SINGA 2017- VIII Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária

Evento

: Curitiba- Brasil

: 01 a 05 de Novembro 2017

: singa2017curitiba@gmail.com

O VIII Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária acontecem de 1 a 5 de novembro de 2017 em Curitiba. O evento abarca temáticas como: agroecologia; educação de campo; feminismo comunitário; lutas por terra e território; papel do Estado; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração, etc. O envio de resumos de trabalhos pode ser feito até 15 de maio.

Eixo Temático

Ao longo de quase 20 anos, desde o 1º Simpósio Nacional realizado na Universidade de São Paulo em 1998, vem se construindo um espaço de debates onde caibam múltiplas vozes. Nesse tempo todo, o evento conseguiu entrelaçar discussões de sempre que precisam de novos enfoques e maiores aprofundamentos, mas também discussões recentes que retratam as mudanças de um campo em movimento, articulando também a geografia, com outras áreas do conhecimento e com os saberes construídos a partir da mobilização social.

Durante cinco dias, sugerimos que o Singa 2017 seja um espaço comunitário de reflexão/ação para dar visibilidade e debater sobre as resistências e as rebeldias que estão dando forma e sentido aos territórios de vida dessa América Latina que continua vibrante na construção de pensamento crítico em ação a partir de vários lugares e sujeitos.

Serão dias de mesas redondas que retratem essa diversidade temática das mobilizações sociais na América Latina, de trabalhos de campo que nos permitam conhecer as práticas e conflitos de grupos sociais nessa porção sudeste do Paraná, de grupos de trabalho que debatam as pesquisas que vêm sendo construídas, mas também propomos duas atividades mais: 1. Espaços de articulação onde pesquisadores, estudantes, militantes e simpatizantes possam debater agendas conjuntas de pesquisas ou oferecer oficinas para se aprofundar em alguma temática; 2. Singa na rua, que propõe realizar durante o evento uma grande aula pública, no centro da cidade, promovendo alguns debates com a população em geral.

Grupos de Trabalho do SINGA 2017:

1. Mobilização camponesa na escala do Brasil e na escala de América Latina e Caribe
2. Comunidades tradicionais na luta por territórios
3. Práticas e conflitos nos territórios dos povos indígenas
4. Questões de gênero e sexualidade no campo
5. Políticas públicas e perspectivas de desenvolvimento para o campo
6. Debatendo a(s) reforma(s) agrária(s) e os assentamentos rurais
7. Estado e ordenamento jurídico na produção do espaço rural
8. Reestruturação produtiva e processos migratórios no campo
9. Organização, mobilidade espacial e degradação do trabalho no campo
10. Agrohidronegócio e conflitos pelo uso da água
11. Mineração, Agroenergia e Conflitos Territoriais
12. Conflitos socioambientais e neoextrativismo na disputa pela natureza no campo
13. Agrotóxicos, transgênicos e outras tecnologias no campo: usos e abusos
14. Educação do/no campo
15. Projetos de extensão universitária, de formação e de produção de materiais didáticos e audiovisuais no campo
16. Cartografando práticas e conflitos no campo
17. Geopolítica dos alimentos e soberania alimentar
18. Agroecologia, economia(s) solidária(s) e mercados camponeses

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo, na página do SINGA 2017 e através do e-mail singa2017curitiba@gmail.com.