WANDERLUBIO BARBOSA GENTIL

REFERÊNCIA: Gentil, Wanderlubio Barbosa Topobatimetria e sedimentação no reservatório da usina hidrelétrica de Caçu - Goiás [manuscrito]/ Wanderlubio Barbosa Gentil - 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Geografia, Jataí, 2015.
AUTOR:  WANDERLUBIO BARBOSA GENTIL
TÍTULO: TOPOBATIMETRIA E SEDIMENTAÇÃO NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE CAÇU - GOIÁS
ORIENTADOR: Prof. Dr. João Batista Pereira Cabral.
LINHA DE PESQUISA: Análise Ambiental.
DATA DE APROVAÇÃO: 14/08/2015

A sedimentação em reservatório acontece em função da deposição de partículas que são chamadas de sedimentos e que são carreadas por meio do escoamento. É um processo que vai ocorrer de qualquer forma; entretanto, é passível de ser controlado. Qualquer que seja a finalidade do reservatório verifica-se que as características de operação podem ser comprometidas ao longo do tempo, sendo sua capacidade de armazenamento parcial ou totalmente tomada por sedimentos em virtude de uma série de variáveis. Em função disso, a sedimentação em reservatórios é um assunto muito relevante, tendo em vista que o Brasil é um País que tem forte dependência na energia gerada por meio de hidroeletricidade e, portanto, com vários reservatórios construídos. A construção de uma barragem pode trazer vários impactos socioeconômicos e ambientais, dentre eles, a sedimentação, que aparece como um problema que afeta o volume e capacidade de geração de energia em reservatórios. A presente pesquisa tem como principal enfoque a avaliação de algumas etapas do processo de sedimentação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Caçu, onde se desenvolveu um estudo do comportamento do assoreamento relacionando a velocidade da água aos sedimentos em suspensão e à batimetria do fundo. Constatou-se que os locais onde houve o maior acúmulo de sedimentos foi no trecho compreendido entre o final da zona classificada como rio e o início da zona de transição e que esse acúmulo ocorreu conforme as alterações de velocidade, quando o fluxo de água perde a força e os sedimentos são depositados no leito. O estudo permitiu constatar, com a batimetria, as alterações no assoreamento e, com o mapeamento da velocidade, a compartimentação longitudinal do reservatório, bem como os locais mais propensos ao acúmulo.