LULINE SILVA CARVALHO

AUTOR: LULINE SILVA CARVALHO
TÍTULO: PIBID DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: PROPOSTA E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Lana de Souza Cavalcanti
DATA DE APROVAÇÃO: 03/03/2016

Essa pesquisa analisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID ) de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e seus impactos na formação de professores. O PIBID é uma iniciativa pública que visa contribuir para o processo de formação docente, a partir da vinculação entre a universidade e a escola, oferecendo uma maior vivência da prática pelos licenciandos, assim, a investigação buscou elencar como o programa responde às demandas da formação docente na atualidade. Com essa pesquisa procurou-se responder os seguintes questionamentos: Quais as demandas para a formação docente no cenário contemporâneo? Em que medida o PIBID pode contribuir com a qualificação do processo formativo do licenciando em Geografia? Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar a proposta do PIBID como experiência formativa do professor, e como objetivos específicos identificar as demandas e desafios da formação docente em Geografia no contexto brasileiro contemporâneo; conhecer a proposta do PIBID em nível nacional e experiências práticas relatadas na literatura; verificar junto aos atores envolvidos (professores, bolsistas, supervisores) nos subprojetos de Geografia das Regionais de Jataí, Catalão e Goiânia, da UFG, as percepções sobre o PIBID na formação docente; diagnosticar as práticas formativas realizadas no programa nos período de 2011 a 2014, nos subprojetos da UFG e avaliar as potencialidades e fragilidades formativas do PIBID de Geografia. Destacam-se alguns autores, que contribuíram para a fundamentação teórica do trabalho, e também para a definição de algumas categorias de análise da pesquisa: Cavalcanti (2013), Libâneo (1994, 2008), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) Vazquez (1977) Callai (2000, 2013) Gauthier (1998), Nóvoa (1999,2007), Tardif (2014) Pimenta e Lima (2012) Limonta (2013) etc. Trata-se de uma pesquisa com essência qualitativa, que privilegia um estudo de caso, sendo assim, foram analisadas 4 fontes de dados, correspondendo a documentos, questionários semi-abertos e abertos, entrevistas semi–estruturadas e grupos de discussões. Após levantamento de estudos bibliográficos, realizou-se uma análise documental. Na sequência, buscou-se estabelecer contato com participantes e ex-participantes do PIBID, vinculados às funções de coordenadores, supervisores e bolsistas de iniciação a docência (BID). Foram considerados sujeitos aptos a participarem da pesquisa, aqueles que possuíram ou possuem vínculo igual ou superior a 10 meses. Como etapa finalizadora do levantamento de dados, aplicou-se ainda o procedimento metodológico intitulado de grupos de discussão com os BID. Como resultado da pesquisa identificou-se que a principal demanda para a formação docente no cenário contemporâneo é o alcance práxis, da qual a prática docente não deve ocorrer desvinculada. A análise dos dados mostrou que o PIBID de Geografia da UFG, ocorre de maneira distinta em cada Regional, ainda que todos estejam buscando qualificar a formação docente. Considerando os subprojetos, observou-se que o PIBID oferece possibilidades reais de atuar como instrumento estimulador de uma formação qualificada, porém, sua eficiência está condicionada aos sujeitos da ação, que como demonstra os resultados da pesquisa, nem sempre tem contribuído para isso. Pensando nas melhores práticas observadas, verificou-se que elas foram executadas em subprojetos que possuíam: coordenadores que tinham na educação seu principal objeto de análise, professores supervisores com experiência que se envolveram nos planejamentos e grupos de estudos propostos. Esses dois elementos influenciaram diretamente na percepção que os alunos licenciandos possuem do programa, bem como, em suas experiências práticas. Com esse trabalho espera-se que possa contribuir auxiliando na melhoria das experiências pibidianas, favorecendo a formação de professores de Geografia na UFG.