DÉBORA DA SILVA PEREIRA
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o processo de alfabetização da linguagem cartográfica no decorrer do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada por meio de debates teóricos para compreender como especialistas analisam a temática da linguagem e linguagem cartográfica. Os dados empíricos desta pesquisa foram coletados diretamente em salas de aulas, assim como levantamento de dados através de questionários estruturados, entrevistas com alunos, professores e soluções de exercícios para identificar os níveis de abstrações dos alunos com relação ao tema: linguagem cartográfica. Partiu-se de um pressuposto que as dificuldades se manifestam no ensino de cartografia nas serieis iniciais e nas séries posteriores decorrentes das dificuldades do domínio da linguagem cartográfica. Assim, o que motivou a pesquisa foi responder a questão: “Em que medida a falta de domínio da linguagem cartográfica, de uma alfabetização na cartografia, explicaria as dificuldades no seu processo ensino-aprendizagem?” Buscou-se a resposta para esta pergunta e teve-se a descoberta de uma nova perspectiva sobre o tema. Pois os resultados apontaram que os professores nem sempre estão aptos para ministrar o ensino de Geografia, principalmente, os dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que não têm formação específica. Foi analisado que o livro didático ainda está aquém da importância que ele representa para o aprendizado do aluno, e os professores nem sempre têm outro material para recorrerem em suas aulas, principalmente, para aumentar o interesse dos alunos sobre a Geografia. Estudo como este deixa evidente que obstáculos (falta de material adequado para trabalhar a linguagem cartográfica; e falta do ensino da linguagem cartográfica na graduação) estão presentes na prática cotidiana e que os alunos ainda têm em aprender a linguagem cartográfica, talvez esses desafios sejam os fatores limitantes de sua aprendizagem.