PPGGEO

EDNA MARIA FERREIRA DE ALMEIDA

AUTOR: EDNA MARIA FERREIRA DE ALMEIDA
TÍTULO: ACESSIBILIDADE URBANA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM IPORÁ GOIÁS
ORIENTADOR: Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Organização do Espaço nos Domínios do Cerrado Brasileiro.
LINHA DE PESQUISA: Organização e gestão do espaço rural e urbano do Cerrado brasileiro.
DATA DE APROVAÇÃO: 26/09/2017

 

Resumo:

O ensino de Geografia contribui na formação do cidadão, levando o aluno a refletir sobre seus direitos e deveres na sociedade da qual faz parte, instigando o mesmo a pensar em seu papel para o exercício da cidadania. Todos os cidadãos possuem direitos iguais perante a Constituição que precisam ser garantidos. Diante disso, a acessibilidade como um dos direitos conquistados por lei e tendo relação com o espaço se torna um tema essencial sobre o qual se deve refletir e discutir. A acessibilidade é o conjunto de adaptações do ambiente físico que resulta na possibilidade de utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos, como afirma a Lei nº 10.098/2000, permitindo ao citadino viver com dignidade no espaço da cidade. A presente pesquisa ressalta a importância de discutir a temática sobre cidadania nas salas de aula a partir da acessibilidade urbana, destacando que a acessibilidade está relacionada diretamente ao espaço. Sendo assim, por que não trabalhar a mesma nas aulas de Geografia? Nesse contexto de reflexão, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver o trabalho docente para a formação de conceitos dos alunos de Ensino Médio sobre acessibilidade urbana na cidade de Iporá-Goiás, levando em conta sua prática cidadã cotidiana. Os objetivos específicos foram: identificar as principais contribuições teóricas e normativas atuais sobre acessibilidade urbana; avaliar a atual situação
da acessibilidade urbana na cidade de Iporá Goiás com base na legislação e orientação de planejamento; investigar, junto com os alunos, as condições de acessibilidade no centro urbano da cidade de Iporá-GO, segundo a delimitação da pesquisa; experimentar atividades de ensino e aprendizagem com os alunos sobre o tema da acessibilidade urbana, utilizando o projeto de intervenção pedagógica com o tema em pauta; analisar as concepções dos alunos sobre acessibilidade urbana após o trabalho; apresentar resultados do trabalho que contribuíram com a abordagem da acessibilidade no ensino de Geografia, juntamente com os alunos. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a pesquisa-ação, que é uma ferramenta metodológica com potencial de utilização em pesquisas de abordagem qualitativa, e que possibilita a identificação, interpretação e análise do problema dentro de um contexto social. Para atingir o objetivo proposto foi estabelecido o caminho metodológico, sendo o mesmo constituído pelos seguintes passos: pesquisa teórica, documental e de campo (realizada pelos alunos envolvidos no projeto) e realização do Projeto de Intervenção Pedagógica na escola campo. Os resultados alcançados com o desenvolvimento do trabalho oportunizaram aos alunos refletirem sobre sua prática cidadã e consequentemente ao professor repensar sua prática docente, enfocando sempre a perspectiva de formar o aluno para vida.

 

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