Márcia Cristina da Cunha

FORMAÇÃO: Doutorado em Geografia pela UFPR- Universidade Estadual do Paraná (2016) Bolsa CAPES (tema: monitoramento de processos em estradas rurais). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO (2011) Bolsa CAPES (tema: avaliação de caixas de contenção de sedimentos). Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2006), atualmente Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR. Atuo como Professora Adjunto A na Universidade Federal de Goiás- UFG Campus-Jataí. Fui professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO 2007-2018. PESQUISA: Tenho experiência em pesquisa na área de hidrogeomorfologia e Geotecnologias Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia aplicada, monitoramento de processos, sistema de drenagem em estradas rurais e mapeamento do uso do solo. Atualmente participo dos seguintes projetos: Análise dos dados coletados de abril a agosto/2015 da variação da profundidade do nível do lençol freático em locais de interceptação do fluxo subsuperficial causado por estradas rurais e o projeto Macroinvertebrados bentônicos indicadores de qualidade da água na Bacia do rio Guabiroba, Guarapuava, PR. Meus estudos são baseados em Geomorfologia de processos em vertente e Geotecnologias Aplicada a Gestão do Meio Ambiente. As minhas pesquisas têm sido desenvolvidas junto ao Laboratório de Pedologia na UFG, vinculada ao grupo de pesquisa Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento e no Laboratório de Erosão do Solo, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, o qual faço parte desde 2007. ENSINO: Atualmente leciono as seguintes disciplinas: Geomorfologia Geral (Licenciatura e Bacharelado), Geomorfologia Aplicada (Bacharelado) e Pedologia (Licenciatura e Bacharelado). Já lecionei também as seguintes disciplinas: Geologia (Bacharelado), Introdução à Modelagem em Geografia e Estatística Espacial (Bacharelado), Geomorfologia Ambiental (Licenciatura), Métodos de Pesquisa em Geografia (Licenciatura), Geotecnologias Aplicada a Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Cartografia (Licenciatura e Bacharelado) e Biogeografia (Bacharelado). EXTENSÃO: Já participei de vários eventos de extensão no âmbito da Universidade como semanas de estudos. Fui orientadora do projeto de Extensão Universitária e Juventude: promovendo troca de saberes (2012-2013), e orientei alunos no curso de Especialização Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica, modalidade a distância (2016).