BRUNO MEDEIROS SANTANA

AUTOR: BRUNO MEDEIROS SANTANA

TÍTULO: RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE JATAÍ (GO) A PARTIR DA CHEGADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVANÇO EDUCACIONAL NO PERÍODO DE 2011 A 2015

ORIENTADOR: Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro.

DATA DE DEFESA: 15/06/2018

RESUMO:

A cidade de Jataí, localizada na microrregião do Sudoeste de Goiás, criada a partir do ano de 1885, sempre foi uma cidade economicamente ativa no setor da agricultura, principalmente a produção de grãos. A partir da década de 1980, após um acordo com o governo federal, a Universidade Federal de Goiás expande seu campus para a cidade de Jataí. Com avanços na política de expansão do ensino superior e técnico no ano de 2009, Jataí é beneficiada com a expansão educacional federal, principalmente na área de ensino superior. Programas federal REUNI e PRONATEC que visam expansão e a interiorização do ensino técnico e superior, passam a transformar o espaço urbano da cidade, com a chegada de professores, técnicos e alunos. Discutir a reconfiguração do espaço urbano de Jataí-GO que está acontecendo nos setores da economia, dinâmica imobiliária e na produção espacial do urbano na cidade, passa a ser importante para futuras projeções nas ações governamentais como o viés do planejamento urbano. Mostraremos com dados quantitativos a importância de ações governamentais, após uma grande política pública de expansão e interiorização do ensino técnico e superior. Esses conjuntos de modificações estão impactando diretamente na dinâmica espacial.