Regina Maria Lopes

REFERÊNCIA: Lopes, Regina Maria. Análise topo e microclimática da RPPN – Pousada das Araras Serranópolis - GO/ Regina Maria Lopes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2011.
AUTOR: Regina Maria Lopes
TÍTULO: ANÁLISE TOPO E MICROCLIMÁTICA DA RPPN - POUSADA DAS ARARAS SERRANÓPOLIS-GO
ORIENTADOR: Profª. Dra. Zilda de Fátima Mariano
LINHA DE PESQUISA: Análise Ambiental.
DATA DE APROVAÇÃO: 28/07/2011

A área de estudo localiza-se na RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, Pousada das Araras. Possui uma área de 175 ha, a 40 km da cidade de Serranópolis-GO, a qual encontra-se no Sudoeste Goiano, a cerca de 450 km da capital, Goiânia, entre as coordenadas UTM 393493 (S) e 7959379 (W). O objetivo desta pesquisa foi analisar a variabilidade climática na escala local, topo e microclimática, utilizando dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar. Os dados de temperatura e umidade do ar foram coletados com termohigrômetros instalados em cotas altimétricas distintas e com características diferentes de paisagem (nascente, vegetação arbórea e campo aberto), no período de abril de 2010 a março de 2011. A metodologia aplicada à análise dos fatores climáticos utilizou a escala local e topoclimática, proposta por Thorntwaite em (1953) apud Smith (1975) e citada por Ribeiro (1993). Assim, para a análise dos elementos climáticos, temperatura do ar e umidade relativa do ar, utilizou-se a escala microclimática proposta por Geiger (1961, p. 5) definida “como sendo o estudo da camada de ar junto ao solo, com altura convencionada de 2 m”. Utilizou-se a regressão linear para determinar o coeficiente de determinação (r) e o coeficiente de correlação (R²), por meio da planilha de cálculos eletrônicos. Na escala local, a variação da temperatura média oscilou entre 19,7 a 25,6ºC, e a umidade relativa do ar, entre 48 a 87%. Na escala topoclimática, às 9h, constatou-se que a temperatura do ar, entre os pontos P1 ao P5, apresentou, em alguns meses, correlação (R²) abaixo de 80%; às 15h, a correlação foi quase sempre acima dos 80%. Às 21h, constatou-se que ocorreu a inversão térmica, entre os pontos P1 e P5. Na escala microclimática, os resultados da espacialização dos elementos climáticos apresentou que a vegetação contribui para a variabilidade dos elementos climáticos, considerando o relevo, à exposição da vertente e a declividade. Com base nas observações realizadas na área de estudo, verificou-se que existe uma variabilidade da temperatura e umidade do ar na escala local, topo e microclimática, considerando os demais fatores geográficos, como solo, vegetação e relevo, da área da Pousada das Araras.