Suzana Ribeiro Lima Oliveira

REFERÊNCIA: Oliveira, Suzana Ribeiro Lima. Formação do conceito de Cerrado e o ensino de geografia: análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/Goiás/ Suzana Ribeiro Lima Oliveira. - 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2012.
AUTOR: Suzana Ribeiro Lima Oliveira
TÍTULO: FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CERRADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: Análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/Goiás.
ORIENTADOR: Profª. Drª. Lana de Souza Cavalcanti.
DATA DE APROVAÇÃO: 01/03/2012

O Cerrado localiza-se no Brasil Central. É o segundo maior domínio morfoclimático por extensão territorial e possui uma grande biodiversidade, sendo considerado um dos principais domínios do país. Conforme alguns estudiosos, aproximadamente 80% de sua biodiversidade foram alterados, e consideram que a expansão do agronegócio é a principal ameaça ao Cerrado, causando risco de extinção em muitas espécies da fauna e da flora, pois, dos 2.038.953 km², 48,37% já foram desmatados. Em Goiás a situação é mais agravante, o índice é de 65,11%. Os parques de preservação representam apenas 1% de todo Cerrado. Além destas problemáticas, observa-se que existe uma que está vinculada à área educacional. Constata-se que estudo do Cerrado não entra como um dos conteúdos fundamentais para o ensino médio da rede pública Estadual de Jataí e consequentemente, os alunos não fazem grandes descrições sobre o tema. Assim, observa-se que os alunos não apresentam discurso de pertencimento ou ideologia conservacionista, não reconhecem as questões socioambientais presentes no ambiente cerradeiro. Partindo deste norte, quais são as imagens e representações sociais dos alunos da rede pública de Jataí sobre o domínio Cerrado? As representações sociais destes são as que o ensino da Geografia tem mediado e/ou quer mediar? Pretendeu-se com o presente trabalho analisar o ensino sobre Cerrado pela Geografia no ensino médio, com objetivo de compreender como está sendo formado o conceito de Cerrado e analisar a influência que o ensino exerce sobre os discentes que serão agentes do espaço em um futuro próximo; os objetivos específicos foram: realizar o levantamento das representações sociais de alunos do ensino médio estadual de Jataí sobre o domínio do Cerrado, analisar a pertinência dos conceitos sobre o tema com o uso de autores da área, e ainda verificar a existência ou inexistência de aquisição de conhecimento, atitudes, crenças e valores dos sujeitos em relação ao objeto de estudo. A pesquisa está direcionada em quatro momentos. No primeiro e segundo momento, buscou-se capturar discursos de alunos a fim de angariar conhecimentos preliminares acerca das noções que apresentam sobre o domínio morfoclimático do Cerrado. Na sequência, os dados foram coletados mediante a técnica de Associação Livre de Palavras (ALP) que, possibilita o acesso aos elementos cognitivos dos sujeitos. Foram solicitadas aos alunos cinco palavras soltas sem formar frases para cada questão vinculada ao tema Cerrado, como exemplo: Cerrado é? Tal procedimento levou à identificação dos elementos estruturais e do conteúdo das representações sociais. Após proceder à coleta de dados, os mesmos foram processados mediante o uso do software Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations (EVOC), que apresenta as evocações dispostas por frequência e por ordem média de enunciação. O estudo apresenta como indicativo que as representações sociais sobre o conceito de Cerrado no ensino médio estadual em Jataí estão voltadas para o reconhecimento da existência de aspectos naturais e as questões socioambientais não foram elencadas pelo grupo entrevistado. Neste sentido, o presente trabalho levantou questionamentos e alternativas para uma reflexão das práticas do ensino de Geografia desenvolvidas em sala de aula nos colégios de ensino médio em Jataí sobre o tema Cerrado, por meio da análise dos documentos oficiais e dos Projetos Políticos Pedagógicos de cada um dos colégios envolvidos e propõe mudanças que favoreça na tomada de decisões para a formação dos alunos de hoje em futuros cidadãos comprometidos com as questões socioambientais do local onde vivem.