ELISA REGINA DA CRUZ

AUTOR: ELISA REGINA DA CRUZ
TÍTULO: CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E DOCÊNCIA ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JATAÍ-GO
ORIENTADOR: Profª. Drª. Zilda de Fátima Mariano.
LINHA DE PESQUISA: Análise Ambiental
DATA DE APROVAÇÃO: 14/04/2017

A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções teóricas e metodológicas da climatologia geográfica no ensino de Geografia com os professores que ministram aulas nos anos finais do ensino fundamental, especificamente no 6º ano da Rede Municipal de Jataí-GO. Essa investigação buscou elencar o surgimento da climatologia geográfica com os estudos de Monteiro (1971), Sette (2002), Zavattini (2004, 2014), Sant’Anna Neto (2008), Ferreira (2012) entre outros. Na educação as contribuições foram acrescentadas por meio de trabalhos publicados nos Simpósios Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCGs). Trata-se de uma pesquisa com essência qualitativa, que privilegia um estudo da pesquisa ação. Como resultado da pesquisa identificou-se nos anais do SBCGs acerca da climatologia geográfica na educação, e os dados mostraram que houve um avanço no últimos anos, sendo que a região Sul desde a criação do simpósio foi a primeira região a publicar um trabalho voltado para o ensino de climatologia. A região Sudeste foi a região que a partir de 1996 publicou em todos os eventos. No entanto destacamos a participação da região Centro Oeste que em 2012 foi a região que mais publicou e o Nordeste também obteve um grande contribuição a partir de 2000. Os trabalhos apresentam pesquisas voltadas para a construção de aparelhos meteorológicos, visita a estação meteorológica, a utilização de música, filme, ditos populares, observação de nuvens, a utilização de imagens de satélite e jogos. Os conteúdos de climatologia verificados no livro apresentam uma linguagem clara, exceto no conteúdo sobre as estações do ano. A obra incentivam a criatividade e sugerem atividades que permitem uma relação local e global e faz o uso da cartografia representando os elemento do clima em mapas que facilita a leitura e visualização dos fenômenos. A coleção apresenta possibilidades de exploração de forma reflexiva que enfoque o espaço como uma totalidade, com diferentes temporalidades, espacialidades e discute os problemas ambientais globais que permite ao professor um trabalho nas perspectiva da climatologia geográfica. Na definição de clima e tempo o livro traz um conceito misto de uma climatologia tradicional e uma climatologia geográfica e sobre o conhecimento da climatologia geográfica a partir do estudo de Monteiro todos os professores afirmaram não ter conhecimento. Assim, verificou-se a importância de intervir por meio de uma ação, organizada com apoio do livro, sugestão de recursos audiovisual Capitão Tormenta e Paco em estações do ano, consultado no site do MEC. Este objeto de aprendizagem permitiu realizar uma atividade interativa onde o usuário decide a navegação. A utilização da música “o pequi de Marcelo Barra” foi sugerida aos professores pois permite relacionar o tema estações do ano com a realidade do aluno. A sequência foi apontada pelos professores como um material ótimo, de fácil compreensão. Os conteúdos são citados no livro e o recurso do Capitão Tormenta e Paco em estações do ano traz charadas e animações multimídia que permitem a utilização do objeto como motivador da aprendizagem.