ANDRÉA PEREIRA PINTO

REFERÊNCIA: Pinto, Andrea Pereira Pinto Questões Ambientais No Ensino De Geografia Nas Escolas Públicas Em Jataí [manuscrito] / Andrea Pereira Pinto Pinto. - 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí , Programa de Pós-Graduação em Geografia, Jataí, 2015.
AUTOR:  ANDRÉA PEREIRA PINTO
TÍTULO: QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM JATAÍ - GO
ORIENTADOR: Profª. Drª. Zilda de Fátima Mariano,
LINHA DE PESQUISA: Análise Ambiental.
DATA DE APROVAÇÃO: 2015

O livro didático tem sido um instrumento empregado de maneira quase unânime, mas que nem sempre é aproveitado de forma criteriosa no processo de ensino-aprendizagem. É importante refletir sobre a educação ambiental em um momento em que o homem desrespeita o ambiente, e a educação ambiental precisa ser entendida como parte do todo na formação do cidadão, não podendo ser trabalhada de forma isolada. O presente trabalho analisou as questões ambientais nos livros didáticos adotados nas redes municipal e estadual do município de Jataí-GO. A abordagem metodológica consistiu em analisar os conteúdos ambientais nos livros didáticos e os procedimentos de ensino utilizados; desta forma, foram enfocados os seguintes conteúdos ambientais: o conceito de Educação Ambiental; mudanças climáticas, poluição do ar e da água e desmatamento. Foram aplicados questionários aos coordenadores de área, aos professores e aos alunos, com a intenção de verificar as práticas trabalhadas em sala e as práticas sugeridas no material didático. Em relação às questões ambientais, verificou-se que os livros apresentaram, de forma correta, os assuntos: mudanças climáticas, poluição do ar e da água, desmatamento, dentre outros, com conteúdos diversificados por meio de análise de textos, ilustrações, pinturas, gráficos, mapas, fotografias, entre outros, provocando nos alunos interesse e curiosidades de saber mais. Desta forma, os livros dão suporte ao professor para trabalharem suas aulas de forma interativa com os alunos, visando a um aprendizado por parte dos mesmos, levando-os a uma visão crítica sobre o tema questão ambiental. Quanto aos professores, os mesmos estão integrados com as questões ambientais não só pelos seus conhecimentos teóricos, mas também devido à prática em sala de aula no que diz respeito ao uso de metodologias, como uso de leitura e texto, e pelo desenvolvimento de projetos nas escolas dentro da disciplina Geografia e em conjunto com as demais áreas do conhecimento.