EMIVAL DA CUNHA RIBEIRO

AUTOR:  EMIVAL DA CUNHA RIBEIRO
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NOS ALUNOS DAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Evandro César Clemente
DATA DE APROVAÇÃO: 23/09/2015

Este estudo teve como objetivo analisar, nas escolas rurais que ofertam o Ensino Médio no município de Rio Verde (GO), como foi o desempenho da disciplina de Geografia no ano letivo de 2014 em relação ao preparo para o exercício da cidadania dos alunos. O trabalho foi dividido em três capítulos. Para atender os objetivos propostos, fez-se uma revisão bibliográfica do conceito de cidadania. A concepção encontrada é que esta é a junção de três direitos: civis, políticos e sociais. Diferenciou-se a educação ministrada nas escolas rurais do município de Rio Verde (GO) da Educação do Campo, esta entendida como uma alternativa defendida pelos movimentos sociais ao modelo tradicional, submetida à lógica da educação urbana. A perspectiva educacional encontrada nessas escolas mostrou que não há diferenças entre o ensino urbano e o rural. Verificou-se junto aos professores de Geografia que ministram o Ensino Médio nas escolas rurais do município quais suas concepções e noções de cidadania. Nas entrevistas, todos afirmaram que o preparo para a cidadania é elemento essencial da educação. Contudo, não deixaram claro uma definição para a mesma. Foi também foi realizada uma análise dos livros didáticos de Geografia utilizados no ano de 2014. Identificou-se que esses materiais eram os mesmos utilizados nas escolas urbanas, entretanto conteúdos presentes como Estado-nação, território, a relação homem-natureza, as contradições provocadas pela expansão do capitalismo e a estrutura fundiária brasileira são importantes para a aquisição da cidadania, independentemente do lugar onde mora o aluno. O ensino de Geografia nas escolas rurais colabora para a formação da cidadania dos alunos, todavia, não há preocupação em valorizar o homem do campo em detrimento dos modos de vida ligados ao urbano e ao agronegócio.