FRANCIANE PRADO GONÇALVES

AUTOR:  FRANCIANE PRADO GONÇALVES
TÍTULO: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CERRADO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS RURAIS EM RIO VERDE GO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro. Co-orientadora: Profª. Drª. Zilda de Fátima Mariano.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Organização e gestão do espaço nos domínios do Cerrado Brasileiro.
DATA DE APROVAÇÃO: 11/12/2015

O Cerrado, para muitos, é reconhecido pela riqueza de águas e biodiversidade. Entretanto, essa imensa diversidade em seu território sofreu graves transformações, advindas do processo de modernização do campo implementado por políticas governamentais e pacotes tecnológicos, acarretando grandes consequências no cenário socioeconômico e nas paisagens. Para a realização da pesquisa, problematizou-se o território do Cerrado, que passa por transformações que, possivelmente, metamorfosearam as representações sociais dos habitantes que vivem nesse território. Neste ponto, procurar-se-á compreender a representação social do Cerrado feita pelos estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem como objetivo interpretar o Cerrado goiano a partir das representações sociais dos alunos do Ensino Fundamental II das escolas rurais do município de Rio Verde. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa consistiram de levantamentos bibliográficos, compostos por livros, artigos, dissertações. Foram aplicados oitenta questionários para os alunos, com questões semiestruturadas. Realizou-se a produção de desenho espontâneo, permitindo aos alunos ilustrarem as representações do Cerrado. Assim, a interpretação de desenhos dos educandos demonstra que há um grupo que considera o Cerrado modernizado e urbanizado, e que apresenta em sua concepção as ações que transformam o território do Cerrado. No entanto, apresenta um grupo que representa o Cerrado natureza, em que se destaca uma paisagem lírica e prefeita da natureza. Por fim, há um outro grupo de educandos que enfatiza o Cerrado problemas ambientais, desenhando diversos problemas, como desmatamento e poluição, que, consequentemente, acarretam prejuízos e transformam o território do Cerrado. No decorrer da pesquisa, foi possível desvelar e interpretar as representações realizadas pelos educandos.