TATIANE RODRIGUES DE SOUZA

AUTOR:  TATIANE RODRIGUES DE SOUZA
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DAS ESCOLAS NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Evandro César Clemente
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:  Organização do Espaço nos Domínios do Cerrado.
LINHA DE PESQUISA: Organização do Espaço Rural e Urbano do Cerrado.
DATA DE APROVAÇÃO: 13/05/2016

A educação ofertada às populações que vivem no campo deve ocorrer de modo que as leve a valorizar seu modo de vida e compreender suas distintas realidades no vasto e heterogêneo campo brasileiro, para que tenham condições de valorizá-las e transformá-las a partir do seu lugar de vivência. Sabe-se que o campo brasileiro apresenta grande diversidade de sujeitos, como os ribeirinhos, agricultores familiares, remanescentes de quilombos, indígenas, entre outros. Para tanto, é preciso uma Educação no/do Campo que procure contemplar tal diversidade. Sendo assim, o objetivo desse estudo consistiu-se em caracterizar e analisar a educação que tem sido ofertada no campo no município de Jataí, localizado na Região Sudoeste de Goiás, marcado pela forte expressividade da agricultura capitalista. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento bibliográfico acerca do tema, aplicação de formulários semiestruturados, análise e consulta em documentos oficiais que orientam o trabalho pedagógico como, o Projeto Político Pedagógico, orientações curriculares e livros didáticos. Reconhece-se a ocorrência de alguns benefícios trazidos pelas escolas rurais existentes hoje no município, como a oferta da alfabetização e de outros aprendizados. Porém, Jataí é um município em que há o predomínio da agricultura capitalista em que se dissemina uma concepção de vida e de trabalho que valoriza a produção capitalista e o modo de vida urbano, como resultado, tem-se uma hegemonia dessa orientação nas concepções aplicadas à educação praticada no campo do município, ofertando uma educação urbanocêntrica em detrimento do rural, de forma que tende a anular uma educação emancipatória genuína dos povos do campo.