PPGGEO

LUCIANA BIGOLIN MARTINI

REFERÊNCIA: Martini, Luciana Bigolin. Planejamento Ambiental: uma análise da Comunidade Escolar do Curso Edificações Modalidade PROEJA/IFG/Câmpus Jataí (GO) [manuscrito] / Luciana Bigolin Martini – 2014. - 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, 2014.
AUTOR: LUCIANA BIGOLIN MARTINI
TÍTULO: A PERCEPÇÃO DE NATUREZA E AS PRÁTICAS PRODUTIVAS DOS CAMPONESES DOS ASSENTAMENTOS SANTA RITA E TRÊS PONTES (GO)
ORIENTADOR: Profa. Dra. Raquel Maria de Oliveira, e coorientação Profa. Dra. Mariana Crepaldi de Paula.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NOS DOMÍNIOS DO CERRADO BRASILEIRO
LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE AMBIENTAL DO CERRADO BRASILEIRO
DATA DE APROVAÇÃO: 24/04/2014

Esta pesquisa pretende analisar, observar, questionar o planejamento ambiental que envolve a comunidade escolar do curso de Edificações/PROEJA. Quando se tem a oportunidade de fazer parte desta comunidade escolar que trabalha com turmas de jovens e adultos é inevitável que venham questionamentos daquilo que realmente se vai mediar com esta relação professor - educando. E como esta comunidade pensa o impacto ambiental. Este estudo é focado em turmas do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) Técnico em Edificações. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa qualitativa. A pesquisa se fundamentou em três etapas, a saber: pesquisa documental; observação in loco, organização e aplicação de questionários (estruturados e semiestruturados). Nos aspectos gerais, os resultados demonstram que os documentos oficiais referem-se de forma superficial sobre a relação da construção de uma sensibilização ecológica, as normativas são bastante elásticas deixando a critério das gestões construírem o conteúdo e a eficiência energética e minimização dos impactos ambientais relacionando o mundo do trabalho a obtenção do conhecimento e impacto ambiental. Os resultados denotam que a comunidade escolar em relação ao ambiente, tem noções de impacto ambiental, mas com uma aplicação limitada nas ações que cada um desempenha, seja como aluno, professor ou técnico administrativo. A escola tem um papel preponderante nesta construção de novos paradigmas.