NUBIA NATALIA ALVES PEREIRA

AUTOR: NUBIA NATALIA ALVES PEREIRA

TÍTULO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA E A DIVERSIDADE DOS ALUNOS: Um Estudo de Caso em Escolas do Ensino Fundamental dos anos finais do Município de Iporá-GO.

ORIENTADOR: Profª. Drª. Lana de Souza Cavalcanti

LINHA DE PESQUISA: Organização e gestão do espaço rural e urbano do Cerrado brasileiro.

DATA DE DEFESA: 01/02/2018

RESUMO:

A educação no Brasil vem se transformando gradativamente. Na atualidade, ainda existe a luta por uma educação igualitária e de qualidade para todos os cidadãos; apesar das transformações ocorridas por meio de leis, ainda temos que lutar por uma educação que atenda à diversidade e priorize o ensino de Geografia em sala de aula. Esse ensino, assim como as práticas em sala de aula, é essencial no ensino-aprendizagem de todo alunado, razão pela qual, para atender à demanda educacional no Brasil, a professora precisa se preparar didaticamente. Nesse contexto, é necessária a reflexão por parte de todas as docentes quanto à sua formação e suas práticas em sala de aula. Vale ressaltar que só a formação inicial não oferece subsídios para atender a todos os jovens em sala de aula. A presente pesquisa ressalta a importância de discutir a prática docente diante da diversidade, abordando que as alunas matriculadas nas escolas são diversas. Nessa perspectiva, algumas questões nortearam esse trabalho: como as professoras agem no sentido de propiciar a todos os alunos, em sua diversidade, a aprendizagem em Geografia? Como as professoras enfrentam, no cotidiano, o desafio de ensinar Geografia a todos os alunos em sua diversidade? Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como os professores de Geografia enfrentam o desafio de ensinar, em sala de aula, alunos do 6° ano do ensino fundamental, anos finais, em escolas de Iporá-GO. Os objetivos específicos são: investigar se as metodologias utilizadas com mais frequência pelas professoras de Geografia atendem à diversidade dos alunos do sexto ano em sala de aula de escolas em Iporá-GO; identificar se as professoras reconhecem, por meio de ações em sala de aula, a diversidade; analisar ações docentes que visam ao respeito à diversidade. Para sua realização, definiu-se como campo da pesquisa a Escola Estadual Israel de Amorim e a Escola Estadual Edmo Teixeira, ambas situadas na cidade de Iporá-GO, que atendem a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais a anos finais. Destacam-se alguns autores que contribuíram para a fundamentação teórica do trabalho: os que contemplam a diversidade, que são Capellini e Mendes (2004), Gomes (2017), Freitas (2011), Candau (2012), Sampaio (2011), Gadotti (1992), e os que contemplam o ensino de Geografia, que são Cavalcanti (1998, 2005, 2008, 2010, 2012), Castrogiovanni (2010), Callai (2011), Castellar e Vilhena (2011), Santos (1988), entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado o estudo de caso, que é um tipo de pesquisa empregado em pesquisas de abordagem qualitativa. Sendo assim, foram analisadas 3 fontes de dados, a pesquisa documental (PCNs, LDB e PPP), observação das aulas de Geografia e a entrevista semiestruturada junto às professoras. A análise dos dados mostrou que é preciso repensar a formação docente e atuação do professor em sala de aula diante da diversidade. Espera-se, com a presente pesquisa, que os profissionais sejam levados a refletirem sobre suas práticas em sala de aula, tendo em vista que todos os alunos têm direito a uma educação de boa qualidade.