JULIANA FREITAS SILVA
AUTOR: JULIANA FREITAS SILVA
TÍTULO: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO NA CIDADE DE JATAÍ: espacialização dos acidentes envolvendo motociclistas no período de 2013 a 2015
ORIENTADOR: Profa. Dra. Maria José Rodrigues.
DATA DE DEFESA: 07/08/2018
RESUMO:
Os acidentes de trânsito vitimam várias pessoas a cada dia. Estes são considerados uma expressão da violência que muitas vezes é negligenciada e não reconhecida como tal. Esse conflito se faz presente no espaço urbano atualmente e gera diversos transtornos de ordem física, psicológica e econômica na vida dos integrantes desse espaço. Dentre esses acidentes, os motociclistas enquadram-se na categoria de maior vulnerabilidade. Assim, com o objetivo geral de analisar os dados dos acidentes de trânsito, principalmente aqueles com envolvimento de motociclistas, na cidade de Jataí (GO), no período de 2013 a 2015, foram analisados dados presentes nos boletins de ocorrência preenchidos pela Polícia Militar, coletados dados da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde. Os dados foram tabulados e, após tratamento, estudados sob uma perspectiva quali-quantitativa através da análise dos depoimentos dos envolvidos nos acidentes e da verificação de diferentes variáveis relacionadas às ocorrências. Foram gerados, a partir desses dados, gráficos, tabelas e mapas contendo a espacialização dos acidentes por via e por cruzamentos de ocorrência. No período do estudo, tivemos um total de 2.302 acidentes, destes, 2.215 ocorreram no perímetro urbano. A maioria dos acidentes possui o envolvimento de automóveis (59%) seguidos por motos (33,01%). Cerca de 70% dos acidentes apresentaram o gênero masculino como condutor principal e a faixa etária de prevalência de 30 a 49 anos (51%). Através da análise dos depoimentos dos condutores envolvidos, constatamos que a falta de atenção e o desrespeito à sinalização são as prováveis causas dos acidentes no período em questão. Com a espacialização dos acidentes envolvendo motociclistas neste período, verificamos que as vias que mais tiveram ocorrência desses eventos foram a Avenida Goiás e a BR 158 com 30 acidentes cada, seguidas pela Avenida Veriano de Oliveira Lima com 15, a Avenida Castelo Branco com 14 e as Avenidas Perimetral e Marechal Rondon, ambas com 11 eventos. Tendo em vista os aspectos observados, temos que elementos presentes no espaço urbano tiveram maior relevância para a ocorrência dos acidentes, mais do que variáveis como condições da via e do tempo e dia da semana no período analisado. Ao verificar os depoimentos dos envolvidos nos acidentes, constatamos que, no período analisado, o fator humano se apresentou como sendo o principal elemento para a ocorrência dos acidentes, haja vista que a necessidade de chegar ao destino com maior rapidez e a imprudência que fez com que o condutor não respeitasse a sinalização, interferiram no deslocamento dos outros usuários, gerando assim acidentes.