DAIANE FERREIRA BATISTA

AUTOR: DAIANE FERREIRA BATISTA

TÍTULO: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DAS ÁGUAS, SOLOS E SEDIMENTOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO – GO.

ORIENTADOR: Prof. Dr. João Batista Pereira Cabral

DATA DE DEFESA: 12/11/2018

RESUMO:

A qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica pode ser diagnosticada pela avaliação dos elementos naturais. A evolução das atividades antrópicas e o modelo de uso das terras, possibilitam a modificação da estrutura e características naturais de uma bacia. A presente pesquisa foi realizada na bacia hidrográfica do ribeirão Santo Antônio, localizada no estado de Goiás, afluente do rio Caiapó e consequentenmente do rio Araguaia-Tocantins. Este ribeirão apresenta significativa importância para a cidade de Iporá, pois abastece a população urbana e contribui com as atividades agropastoris da região. Com isso, o presente estudo visa avaliar a qualidade das águas, sedimentos e solos da bacia hidrográfica do ribeirão Santo Antônio – GO, em face ao modelo de uso das terras e as características físicas da bacia. Os procedimentos metodológicos partiram da análise e evolução temporal do uso da terra, análise morfométrica, qualidade das águas, solos e sedimentos a partir da legislação CONAMA nº 357/2005, 445/2012 e 420/2009. Conforme os dados avaliados o uso e ocupação das terras da bacia em questão apresentou um declínio significativo da vegetação natural nos últimos 40 anos, face relacionar-se diretamente com a crescente atividade agropecuária. O relevo em mais de 50% da área classifca-se como plano/suavemente ondulado, favorecendo a prática de atividades agropastoris, e consequentemente favorece o assoreamento e contaminação dos corpos hídricos quando desprovido de cobertura vegetal e práticas conservacionistas. A classificação pela resolução CONAMA 357/2005 que trata da qualidade das águas, demostrou elevada degradação ambiental resultante das atividades agropecuárias da bacia, sendo que 10 de 15 variáveis analisadas enquadram-se nsa classes III e IV. A análise multivariada possibilitou agrupar o conjunto de variáveis iniciais a um novo conjunto de componentes principais e fatores. Dos 10 pontos coletados, 4 apresentam-se mais comprometidos, destacando a interferência agropecuária e índices pluviométricos, face as elevadas concentrações de metais pesados como o manganês e o alumínio, e aos parâmetros como fósforo, coliformes termotolerantes e transporte de resíduos. A classificação do sedimento demonstrou que os valores de cobre, cádmio e níquel sobressaíram ao permitido pela referida resolução, já nos solos apenas o cádmio apresentou alterações significativas; mas os cálculos do Índice de Geoacumulação e Fator de Contaminação demostra que todos os metais avaliados comprometem a qualidade dos sedimentos e dos solos da bacia. Desta forma, conclui-se que o avanço das atividades agropecuárias sem a utilização de práticas preservacionistas e o lançamento de efluentes urbanos no curso d’água propriciam risco à qualidade ambiental e forte degradação das propriedades naturais das águas, sedimentos e solos.